News

CONSÓRCIO SPHERAA / LUSÁGUA LANÇA TERESA™

Logo teresa

Lisboa, 29 de Março de 2011 - O Consórcio Spheraa / Luságua, anuncia o lançamento da primeira Turbina de Energia Renovável Em Sistema de Abastecimento (TERESA™) através da instalação da Central Hidroeléctrica do Carvoeiro-Vouga, junto ao Reservatório R6, situado no Concelho de Aveiro.

O conceito traduz-se na instalação de grupos geradores de pequena dimensão (micro turbinas) colocados em locais onde seja necessário e/ou possível promover uma diminuição da pressão.

A implementação destas infra-estruturas não implica a alteração ou diminuição ao nível da qualidade da água, capacidade de abastecimento ao reservatório, ou qualquer consumo adicional de energia.

 A TERESA™ (Turbina de Energia Renovável em Sistema de Abastecimento) decorre da iniciativa, e de um projecto inovador de exploração do potencial energético de fonte hídrica a partir de redes de abastecimento de água potável, desenvolvido pelo Consórcio Spheraa / Luságua, constituído em Abril de 2009.
 

A primeira Central Hidroeléctrica com aquelas características encontra-se instalada em Aveiro, sendo uma promoção conjunta do Consórcio Spheraa / Luságua, da Associação de Municípios do Carvoeiro-Vouga (enquanto proprietária do sistema de abastecimento) e da Águas do Vouga, S.A. (enquanto empresa Concessionária do sistema de abastecimento da associação de municípios).

O investimento, da ordem de 250.000,00 euros, integralmente suportados pelo consórcio, traduz-se na instalação de uma central com 85 kW de potência instalada, e numa produção anual de 500.000 kW.h por ano (equivalente ao consumo de 150 agregados familiares médios), que serão integralmente injectados na rede da EDP, vindo evitar a emissão de 200 ton. de CO2 por ano.
  
O acordo celebrado entre as entidades envolvidas, o Consórcio Spheraa / Luságua, a Associação de Municípios do Carvoeiro-Vouga e da Águas do Vouga, S.A., tem um prazo de 25 anos, durante os quais, para além do referido investimento inicial, todos os custos de gestão, operação, manutenção e conservação das instalações estão a cargo do consórcio.

O Consórcio Spheraa/Luságua

O Consórcio foi criado em Abril de 2009, com o objectivo inicial de implementação da Central Hidroeléctrica do Carvoeiro-Vouga.

Com entrada em serviço no primeiro trimestre de 2011, esta será a primeira instalação de produção de energia a partir de um sistema de abastecimento de água potável em Portugal.

A iniciativa do Consórcio Spheraa / Luságua e o seu assinalável sucesso levou à criação do conceito TERESA™ e à intenção de replicar o projecto noutros sistemas de abastecimento, tanto em empresas detidas pela AQUAPOR, como para outras entidades gestoras de sistemas de abastecimento de água.

Naquele sentido, o Consórcio Spheraa / Luságua tem vindo a estudar a implementação da TERESA™ noutros locais do País.