News

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Foto 0

ÁGUAS DO PLANALTO

A empresa concessionária do abastecimento de água aos concelhos de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela assinalou no dia 22 de Março o DIA MUNDIAL DA ÁGUA, apresentando os resultados do Concurso de Banda Desenhada sobre o Ciclo Urbano da Água, respectiva entrega de prémios e inauguração da exposição dos trabalhos elaborados.

 

A AGUAS DO PLANALTO pretendeu com esta iniciativa sensibilizar a comunidade escolar para as diferentes fases do ciclo urbano da água, bem como simultaneamente alertar para a importância da água, sua preservação e utilização responsável.

 

O Ciclo Urbano da Água corresponde a todas etapas/fases de utilização da água desde que é captada até ao momento da sua restituição à natureza.

 

A Concessionária apresentou, na manha do dia 22 do corrente, em conferência de imprensa os resultados «Concurso de Banda Desenhada sobre o Ciclo Urbano da Água», destinado a alunos do 3.º ciclo (7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade), cujo objectivo seria a criação de uma banda desenhada original sobre o ciclo urbano da água.

 

 

O Administrador da Concessionária – Eng. Narciso Matias, salientou a importância da boa adesão á iniciativa demonstrando o envolvimento dos nossos jovens, o qual se torna fundamental para o reforço da consciência ambiental da população, agradecendo a participação de todos e o emprenho demonstrado pelos representantes e professores das escolas.

 

Foram registadas 96 participações, distribuídas pelas Escolas : EB 2/3 do Caramulo, EB 2/3 Campo de Besteiros e EB 2/3 Lageosa, pelos Agrupamentos de Escolas de Mortágua e Santa Comba Dão e pelas Secundarias de Molelos e Tondela.

 

O trabalho distinguido pela melhor participação foi o intitulado “Uma Aventura no Planalto Beirão”, autoria da aluna Melissa Alexandra Ferreira Pereira aluna da  EB 2/3  de Lageosa, premiada com uma consola Playstation Portátil,  e a escola com um videoprojector. Como segundo melhor trabalho, foi distinguida a aluna Raquel Bernardes da Escola Secundaria de Tondela com o trabalho “A Procura de uma Solução”, tendo como premio uma consola Nintendo DSI.

 

Todos os participantes foram premiados com uma mochila, eco-agenda e livro sobre o sistema de abastecimento de água.

   

Os trabalhos estão em exposição na sede da AGUAS DO PLANALTO, sita em Mosteiro de Fraguas, todos os dias úteis das 9h as 12h30 e das 13h30 as 17h, até ao dia 30/04/2011.


   

A ÁGUAS DO PLANALTO, pretende criar um livro electrónico com todos os trabalhos elaborados.

 


 

ÁGUAS DA FIGUEIRA

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, a empresa Águas da Figueira, S.A., reuniu cerca de 300 crianças do 1º ciclo no Museu Municipal Dr. Santos Rocha. As 12 turmas do Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz, participaram em seis experiências, todas relacionadas com água, realizadas pelos técnicos da Águas da Figueira, tendo assistido a uma apresentação sobre o Ciclo da Água e o Ciclo Urbano da Água.

A empresa, com esta iniciativa, pretendeu, de uma forma divertida, demonstrar aos mais novos qual a importância da água e que percurso o líquido tem de completar até chegar à torneira, com toda a segurança e qualidade. Esta iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz e irá repetir-se no próximo dia 6 de Abril, na Escola do Serrado.

Para além da comemoração presencial do Dia Mundial da Água, a Águas da Figueira, S.A., promoveu o Passatempo “ Conta-me uma História sobre Água”. O Passatempo termina a 30 de Junho e em Setembro, no inicio do Ano Lectivo 2011/2012, os trabalhos serão expostos no Museu Municipal Dr. Santos Rocha e serão atribuídos os prémios aos trabalhos vencedores.