Gestão de Ativos
Gestão de Ativos
O QUE FAZEMOS
A Gestão de Ativos assume um papel estratégico na sustentabilidade das organizações, garantindo uma utilização eficiente, segura e económica dos recursos físicos e financeiros disponíveis.
Implementamos e consolidamos práticas alinhadas com as melhores normas internacionais e com os requisitos do Sistema de Normalização Contabilística (SNC), assegurando que o património é corretamente identificado, valorizado e mantido ao longo de todo o ciclo de vida dos ativos.
As auditorias ao inventário dos ativos visam assegurar a fiabilidade e atualização do cadastro patrimonial, confirmando que os dados existentes nos sistemas de informação refletem com rigor a localização, características, estado de conservação e etiquetagem dos ativos, em conformidade com a Matriz de Ativação.
Atividades Desenvolvidas
Inventariação de Ativos
Identificação e levantamento das características técnicas dos ativos, de acordo com a Matriz de Ativação, incluindo a etiquetagem para garantir a rastreabilidade e a atualização e validação das telas finais.
Auditoria ao Inventário
Realização de auditorias periódicas aos ativos, em conformidade com o Plano Anual de Auditorias, de modo a verificar a atualização do cadastro relativamente à localização, características, estado e etiquetagem. São elaborados relatórios com as evidências e não conformidades detetadas, registados no sistema do cliente, prestando-se apoio na sua correção.
Processos de Avaliação de Estado e Condição
Definição de forma objetiva da situação das infraestruturas, segundo uma escala normalizada que considera as componentes de Construção Civil, Equipamentos Mecânicos, Instalações Elétricas, Instrumentação, Ambiente, Operacional e Segurança. Permite a descrição detalhada das patologias detetadas e definidas as medidas corretivas mais adequadas, incluindo a elaboração das respetivas estimativas orçamentais para tratamento ou reabilitação.
Avaliação de Estado Funcional
A avaliação de estado funcional inclui a análise do processo de tratamento e a verificação da condição dos equipamentos mecânicos, elétricos e de controlo. Esta análise permite avaliar o desempenho global da infraestrutura e definir as ações de melhoria e reabilitação necessárias. As conclusões são formalizadas na respetiva Nota Técnica, acompanhada das recomendações e estimativas orçamentais associadas.
Inspeções Técnicas
As inspeções técnicas têm como objetivo a validação e, sempre que necessário, a correção da lista de ativos por instalação e das suas principais características técnicas. Nesta fase, procede-se ao preenchimento das Checklists de Condição, definidas pela entidade gestora e específicas por ativo e componente, incidindo, principalmente, nas áreas de Construção Civil, Equipamentos Eletromecânicos, Instalações Elétricas e Instrumentação e Automação. A partir dos resultados obtidos é determinada a condição do ativo, recorrendo a uma folha de cálculo que classifica o estado dos ativos numa escala de cinco níveis, consoante as patologias observadas. Este processo permite ainda realizar uma avaliação técnico-económica que apoia as decisões de reabilitação, reparação ou substituição dos ativos.
De seguida, procede-se à avaliação da condição global da instalação através do desenvolvimento de uma folha de cálculo, baseada nas classificações do estado de cada ativo nas suas diversas componentes. A avaliação é definida numa escala de cinco níveis para cada infraestrutura, tendo por base a tipificação das patologias existentes, as quais funcionam como referência técnica para a sua catalogação, quantificação e classificação.
Estas avaliações técnico econômicas suportam a tomada de decisão quanto ao âmbito das intervenções de reabilitação, nomeadamente na escolha entre a reparação dos ativos existentes ou a sua substituição por novos.
Consultoria em Gestão de Ativos
Realização de uma análise detalhada das práticas e sistemas existentes no cliente, abrangendo o planeamento, a estrutura da informação e os fluxos de dados entre as diferentes áreas. É desenvolvida uma Matriz de Classificação de Atributos dos Ativos, que estabelece as regras de classificação e registo no sistema, bem como os critérios de agregação, desagregação e elegibilidade contabilística. Procede-se ao inventário físico dos ativos, assegurando a sua identificação inequívoca através da etiquetagem, em conformidade com o Manual de Cadastro. Seguidamente é efetuada a reconciliação do cadastro financeiro, comparando o inventário físico com os registos contabilísticos, de modo a identificar e justificar eventuais divergências. Posteriormente é realizada a avaliação dos ativos, determinando o justo valor do património.
É ainda elaborado o Manual de Procedimentos de Gestão de Ativos, que define os fluxos de informação e as boas práticas a adotar ao longo do ciclo de vida dos bens. O trabalho culmina com a entrega do Relatório Final da Prestação de Serviços, onde são apresentadas as conclusões, propostas de melhoria e ficheiros em formato compatível com o software de gestão de ativos utilizado pelo cliente.
Elaboração de Relatórios de Inspeção
Após a conclusão das inspeções e avaliações, são elaborados os Relatórios de Inspeção, que integram as conclusões técnicas, as evidências fotográficas e os resultados das análises efetuadas. Estes relatórios e fichas de inspeção são carregados na base de dados ou noutra plataforma indicada pelo cliente, assegurando a centralização e rastreabilidade da informação.
Interessado?
Descarregue a nossa brochura!
