Política QAS
Política de Gestão Integrada
Qualidade, Ambiente e Segurança
A AQUAPOR – SERVIÇOS, S.A. e LUSÁGUA – SERVIÇOS AMBIENTAIS, S.A., estão conscientes da relevância do sector em que desenvolvem a sua atividade e de como esta influi na qualidade de vida das populações.
Neste sentido tem implementado um Sistema de Gestão Integrado de Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde no Trabalho, de acordo com os referenciais NP EN ISO 9001:2015, NP EN ISO 14001:2015 e NP EN ISO 45001:2023, respetivamente, tanto na prestação de serviços de engenharia, desenvolvimento de projetos de concessão e acompanhamento e controlo da atividade de empresas ao nível dos sistemas de captação, tratamento, adução e distribuição de água potável como na recolha, transporte e tratamento de águas residuais e de resíduos sólidos e análises de águas.
É por isso fundamental integrar as vertentes da gestão da qualidade, ambiente, segurança e saúde numa gestão global, que facilite a prossecução do objetivo de um desenvolvimento sustentável ao nível económico, financeiro, técnico, social e ambiental.
De igual modo, assumimos o compromisso para o cumprimento das obrigações de conformidade aplicável à nossa atividade, bem como todos os outros requisitos assumidos, nomeadamente normativos e contratuais.
As responsabilidades assumidas perante as partes interessadas, nomeadamente os Acionistas, Colaboradores, Clientes, Consumidores e Comunidade em geral, implicam a adoção de uma estratégia de melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão Integrado, traduzindo-se num compromisso presente na atuação diária de todos os que constituem estas Organizações, consubstanciado nas ações seguidamente enunciadas.
01 Clientes – No centro das nossas atenções
02 Melhor ambiente, melhor qualidade de vida, melhor qualidade de serviço
03 Recursos Humanos – Valorização, Qualificação e Competência
Âmbito do SGI (QAS) da AQUAPOR – : “implementado na prestação de serviços de engenharia, desenvolvimento de projetos de concessão e acompanhamento e controlo da atividade de empresas concessionárias no âmbito de sistemas de captação, tratamento, adução e distribuição de água potável e recolha, transporte e tratamento de águas residuais e de resíduos sólidos”
Âmbito SGQ da LUSÁGUA: implementado na prestação de serviços de gestão de sistemas de captação, tratamento, adução e distribuição de água potável, na recolha, transporte e tratamento de águas residuais, na realização de análises de água, na recolha e transporte de resíduos sólidos, limpeza urbana, operação de aterros e manutenção de infraestruturas, em todas as instalações que operam. Execução de empreitadas de saneamento básico, instalações elétricas e mecânicas.”
Âmbito SGA/SGSST da LUSÁGUA: “implementado na prestação de serviços de gestão de sistemas de captação, tratamento, adução e distribuição de água potável e recolha, transporte e tratamento de águas residuais, de resíduos sólidos, limpeza urbana e análises de água, realizados na sede e no Contrato de Operação e Manutenção de Aterro-Lipor”
A AQUAPOR – SERVIÇOS, S.A. e LUSÁGUA – SERVIÇOS AMBIENTAIS, S.A., assumem-se como Organizações social e ambientalmente responsáveis, assumindo um compromisso de melhoria contínua das suas atividades, produtos e serviços, bem como, do seu desempenho ambiental e das condições de saúde e segurança, na perspectiva de contribuir para um desenvolvimento sustentável da Sociedade.