Política QAS

Política de Gestão Integrada
Qualidade, Ambiente e Segurança

A AQUAPOR – SERVIÇOS, S.A. e LUSÁGUA – SERVIÇOS AMBIENTAIS, S.A., estão conscientes da relevância do sector em que desenvolvem a sua atividade e de como esta influi na qualidade de vida das populações.

Neste sentido tem implementado um Sistema de Gestão Integrado de Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde no Trabalho, de acordo com os referenciais NP EN ISO 9001:2015, NP EN ISO 14001:2015 e  NP EN ISO 45001:2023, respetivamente, tanto na prestação de serviços de engenharia, desenvolvimento de projetos de concessão e acompanhamento e controlo da atividade de empresas ao nível dos sistemas de captação, tratamento, adução e distribuição de água potável como na recolha, transporte e tratamento de águas residuais e de resíduos sólidos e análises de águas.

É por isso fundamental integrar as vertentes da gestão da qualidade, ambiente, segurança e saúde numa gestão global, que facilite a prossecução do objetivo de um desenvolvimento sustentável ao nível económico, financeiro, técnico, social e ambiental.

De igual modo, assumimos o compromisso para o cumprimento das obrigações de conformidade aplicável à nossa atividade, bem como todos os outros requisitos assumidos, nomeadamente normativos e contratuais.

As responsabilidades assumidas perante as partes interessadas, nomeadamente os Acionistas, Colaboradores, Clientes, Consumidores e Comunidade em geral, implicam a adoção de uma estratégia de melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão Integrado, traduzindo-se num compromisso presente na atuação diária de todos os que constituem estas Organizações, consubstanciado nas ações seguidamente enunciadas.

01 Clientes – No centro das nossas atenções

– Melhorar continuamente os níveis de serviço ao Cliente, ao nível da garantia da qualidade da água fornecida e da redução das interrupções no abastecimento; – Desenvolver e melhorar o relacionamento com o Cliente, através da simplificação dos processos comerciais e do investimento em produtos/serviços alternativos, de acordo com as suas necessidades e expectativas; – Assegurar a sustentabilidade económica das Concessionárias, apoiando a gestão, promovendo o planeamento e concretizando os investimentos necessários; – Promover a comunicação interna e com as partes interessadas, como meio de melhorar a eficiência das atividades desenvolvidas; – Otimizar a exploração dos sistemas de tratamento e descarga de águas residuais, e dos sistemas de transporte de resíduos nomeadamente na vertente energética.

02 Melhor ambiente, melhor qualidade de vida, melhor qualidade de serviço

– Tomar medidas que promovam a utilização eficiente de recursos, a minimização e gestão adequada de resíduos e a prevenção da poluição; – Assumir a sensibilidade do meio envolvente e a necessidade de proteção dos recursos, orientando as atividades no sentido da minimização dos respetivos impactes, nomeadamente através do acompanhamento do progresso tecnológico e da aplicação de princípios de proteção do ambiente em todas as fases das suas atividades; – Definir objetivos e metas nestes domínios, enquadrados na estratégia definida, avaliando os resultados obtidos e planeando ações conducentes à sua concretização.

03 Recursos Humanos – Valorização, Qualificação e Competência

– Envolver todos os Colaboradores na melhoria contínua das suas atividades, fomentando uma orientação para o Cliente na perspectiva de satisfazer as suas expectativas, bem como a adoção de boas práticas ao nível ambiental e de segurança; – Proporcionar aos Colaboradores a motivação e a competência técnica e formação necessárias ao desempenho das suas funções, sensibilizando-os igualmente para as suas responsabilidades na proteção do ambiente e na segurança das suas atividades; – Proporcionar um ambiente de trabalho sem riscos para a segurança de pessoas e bens e que contribua para um estado de completo bem-estar físico, mental e social, promovendo ações para o cumprimento dos objetivos relacionados; – O comprometimento para a prevenção de lesões e afeções da saúde, eliminando perigos e reduzindo os riscos; – Promover a participação e consulta dos trabalhadores; – Divulgar a Política da Qualidade, Ambiente e Segurança a todos os Colaboradores e disponibilizá-la a todas as partes interessadas.

Âmbito do SGI (QAS) da AQUAPOR – : “implementado na prestação de serviços de engenharia, desenvolvimento de projetos de concessão e acompanhamento e controlo da atividade de empresas concessionárias no âmbito de sistemas de captação, tratamento, adução e distribuição de água potável e recolha, transporte e tratamento de águas residuais e de resíduos sólidos”

Âmbito SGQ da LUSÁGUA: implementado na prestação de serviços de gestão de sistemas de captação, tratamento, adução e distribuição de água potável, na recolha, transporte e tratamento de águas residuais, na realização de análises de água, na recolha e transporte de resíduos sólidos, limpeza urbana, operação de aterros e manutenção de infraestruturas, em todas as instalações que operam. Execução de empreitadas de saneamento básico, instalações elétricas e mecânicas.”

Âmbito SGA/SGSST da LUSÁGUA: “implementado na prestação de serviços de gestão de sistemas de captação, tratamento, adução e distribuição de água potável e recolha, transporte e tratamento de águas residuais, de resíduos sólidos, limpeza urbana e análises de água, realizados na sede e no Contrato de Operação e Manutenção de Aterro-Lipor”

A AQUAPOR – SERVIÇOS, S.A. e LUSÁGUA – SERVIÇOS AMBIENTAIS, S.A., assumem-se como Organizações social e ambientalmente responsáveis, assumindo um compromisso de melhoria contínua das suas atividades, produtos e serviços, bem como, do seu desempenho ambiental e das condições de saúde e segurança, na perspectiva de contribuir para um desenvolvimento sustentável da Sociedade.