A Águas de Cascais, concessão do Grupo Aquapor, lançou um novo sistema de recolha de Óleos Alimentares Usados (OUA), que inclui a instalação de uma rede de 100 novos oleões no concelho. Os novos contentores serão equipados com tecnologia de ponta, com sensores de enchimento e geolocalização, que emitem alertas para recolha.
A iniciativa, em parceria com o Munícipio de Cascais, abrange cerca de 350 estabelecimentos do concelho, incluindo restaurantes, cafés e hotéis, e tem como objetivo prevenir impactos no sistema de saneamento e promover boas práticas ambientais.
Deste modo, pretende-se reduzir o vazamento de óleos alimentares usados para os esgotos domésticos, o que muitas vezes resulta no entupimento das canalizações na via pública e na contaminação das águas e solos.
Ao garantir um destino final adequado para os OAU, a Aquapor pretende contribuir para a promoção da sustentabilidade.