Através da implementação de soluções tecnológicas que promovem a circularidade da água, a indústria agroalimentar pode reduzir significativamente o consumo deste recurso.

A Aquapor, empresa líder de mercado na Gestão de Concessões Municipais e Prestações de Serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, vai estar presente na edição de 2024 da Feira Nacional de Agricultura para dar a conhecer diversas soluções que possibilitam à indústria agroalimentar melhorar a sua eficiência hídrica.

“Os efeitos das alterações climáticas no ciclo hidrológico impõem que os diferentes setores de atividade adotem medidas que promovam a circularidade da água e, consequentemente, a sua valorização. E, neste sentido, a Aquapor disponibiliza um conjunto diversificado de soluções para que também as indústrias possam reduzir o consumo de água e ser mais eficientes”, afirma Fátima Pedroso, diretora de Soluções Industriais da Aquapor.

O tratamento e reutilização dos efluentes industriais, que podem posteriormente ser aplicados para diversos fins, é uma das soluções que vão ser apresentadas durante do certame. Por outro lado, as soluções modulares permitem, de forma rápida e eficiente, aumentar a capacidade de tratamento de águas, podendo ser adaptadas à realidade de cada indústria.

Com estas medidas, a Aquapor pretende contribuir para que as indústrias sejam ambientalmente mais sustentáveis, através da remoção de poluentes, reutilização de água, produção de energia e recuperação de nutrientes.

Durante a Feira Nacional de Agricultura, que se realiza de 8 a 16 de junho, a Aquapor irá ainda realizar ações de sensibilização dos mais novos para a importância do consumo responsável de água, através de jogos e iniciativas lúdicas.

05/06/2024