A Aquapor, através da sua empresa Luságua, venceu o concurso da Águas do Norte e vai assegurar o serviço de Operação e Manutenção da ETAR do Ave, em Vila do Conde, por um período de sete anos.
A operação e manutenção dos sistemas de abastecimento e de drenagem de água e tratamento de águas residuais da ETAR do Ave passam assim a contar com as soluções tecnológicas da Aquapor, empresa líder de mercado na gestão de concessões municipais, operação e manutenção de sistemas de abastecimento de água e tratamento de águas residuais.
O contrato tem a duração de sete anos, com possibilidade de ser renovado por mais três, até um máximo de dez anos.
No âmbito deste contrato, a Aquapor vai implementar um conjunto diversificado de soluções inovadoras por forma a otimizar a utilização de recursos e promover a sustentabilidade ambiental.
“O trabalho que a Aquapor vai desenvolver na ETAR do Ave reflete a aposta da empresa no desenvolvimento e implementação de tecnologias inovadoras que contribuam para melhorar a gestão dos recursos hídricos no nosso país”, afirma Ivo Braga, Diretor de Operações da Luságua.
As medidas de sustentabilidade que vão ser implementadas neste projeto visam reduzir em peso a quantidade de subprodutos removidos da ETAR, otimizar o tratamento biológico e linha de lamas, diminuir os consumos de energia, otimizar a linha biológica da ETAR e substituir a Bomba de Molhe Sul.
Através da ETAR Ave, a Aquapor vai cobrir 83km de rede de saneamento, chegando assim a quase 300 mil habitantes, nos municípios de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.