Consciente da sua missão enquanto prestador de serviços públicos essenciais de abastecimento de água, drenagem de águas residuais domésticas e recolha de resíduos sólidos, o Grupo AQUAPOR decidiu monitorizar preventivamente e de forma centralizada, os recursos e as atividades desenvolvidas em todas as empresas que integram o Grupo neste período de crise associado ao COVID-19.

Com atividade geograficamente dispersa em mais de 50 municípios e com mais de 1000 colaboradores afetos, a decisão pela implementação de uma monitorização centralizada pressupunha um suporte célere, ágil e de fácil disseminação no cenário de exceção que vivemos hoje.

Foi neste enquadramento que o Grupo AQUAPOR aderiu ao programa “Esri Disaster Response Program” disponibilizado pela Esri Inc. que fornece soluções de fácil configuração em resposta ao COVID-19 assentes na plataforma ArcGIS Online, sem qualquer custo, durante 6 meses.

Assim, no âmbito deste programa, o Grupo AQUAPOR com o apoio da Esri Portugal desenvolveu uma plataforma de monitorização centralizada de um conjunto de informação associada aos recursos e aos serviços prestados, cuja análise permite planear e adequar a sua capacidade de intervenção e de resposta num cenário de evolução da COVID-19.

Na base desta plataforma, está a recolha de um conjunto de dados em tempo real, suportada em questionários simples (web), baseados na app Survey123, e preenchidos pelos responsáveis das equipas operacionais, cujo tratamento centralizado, complementado com a informação proveniente de outras origens, designadamente da DGS, permite identificar e avaliar as zonas com maior risco de intervenção. Complementarmente, é monitorizada a evolução da COVID-19 no seio da organização e as necessidades e dificuldades que urge suprir diariamente por via da implementação de medidas que permitam minimizar os riscos inerentes à prestação dos serviços essenciais.

Esta informação é partilhada com todas as empresas que integram o Grupo AQUAPOR através de Dashboards, garantindo-se a devida confidencialidade da informação de cada empresa, dada pela capacidade de identidade única e segura do ArcGIS.

Em cenário de crise, a plataforma desenvolvida foi uma aposta do Grupo AQUAPOR que vê, reconhece e potencia o poder da informação como pilar fundamental na gestão de recursos e serviços essenciais.

09/04/2020